domingo, 1 de março de 2015

Dos avós que fazem diferença afetiva entre os netos

Para minha amiga Suzana Maringoni, que está iniciando essa jortudo





Cláudia Rodrigues

É um assunto difícil de abordar, espécie de alienação parental às avessas praticada pelos avós que se sentem mais livres para amar e desamar. Estão na deles, muitas vezes levam para a terceira geração os problemas que tiveram com seus filhos. Alguns reparam, se foram mais distantes do filho X, tratam de ser mais próximos dos filhos do filho X, descontando nos filhos dos outros filhos o excesso que julgaram ter dado.

Há a repetição da repetição, surge em frases como "fulano é igual ao pai dele, fulana é mesmo como a mãe dela". A criança que veio ao mundo e não tem culpa nem responsabilidade pelos atos de seus antepassados leva a conta, sendo mimada ou deixada de lado de programas, abraços, afetos, convites, conversas, brincadeiras. O jeito mais raso de fazer isso é por meio das comparações, infelizmente é bem comum, muitas vezes feito na frente das crianças. 




A coisa toda pode se dar com ou sem a justiça por meio da distribuição de matéria. Dinheiro, de qualquer maneira, não é o que mais importa, embora muitas pessoas hoje confundam dar coisas, comprar coisas, como afeto. Um tipo de afeto o que é material contém, isso é um outro recorte, mas vamos ficar apenas no universo afetivo mesmo, que é mais difícil e costuma ser o pior elaborado.


Os pais de crianças que sofrem a falta de proximidade afetiva com os avós costumam sofrer, mas ficam sem saber o que fazer, o que dizer, afinal sentimento não se reivindica. Vai crescendo um buraco e afinal se eles resolvem pontuar, cobrar de alguma forma, quando a coisa extrapola e não cabem em si de dor, são facilmente chamados de ciumentos. "Ora, você sempre foi ciumento, eu gosto de todos iguais, o que dou para um dou para outro. Ah, mas esse mora mais perto, é uma questão de proximidade geográfica." 

O sofrimento das crianças é silencioso. Está no olhar triste, num jeito que pode parecer sem graça, na sensação de inadequação, na recusa a estar com os avós ou mesmo em atos de rebeldia. De qualquer modo qualquer coisa que a criança manifeste em relação a essa experiência, a culpa será dela ou dos pais. Ela fica sem saída, ela não pode cobrar amor, atenção, cuidados daquele avó ou avó que não olha para ela, que não a enxerga, que fala sobre ela com seus pais mas não a fita nos olhos. "Ah fulano pode ir lá em casa, né, qualquer dia desses..." "Ah apareceu a sumida, nossa, quanto tempo!"

Enquanto são muito pequenas as crianças sentem a rejeição, o pouco caso, a falta de vínculo afetivo com os avós, mas não são capazes de elaborar. Sentem-se menos em relação aos netos favoritos, tendem a achar que são culpadas por isso, as mais extrovertidas tentam imitar os primos ou irmãos, as mais reservadas simplesmente se fecham cada vez mais em si mesmas. Conforme vão adquirindo idade e consciência, a dor elaborada vai tomando novas formas, afinal elas não "precisam" mais daquele amor que nunca veio. Ainda assim a tendência é culpabilizar os adolescentes para validar o que foi feito, o que não foi vivido, o que não foi sentido.

São muitas as desculpas e muitas culpas mal-resolvidas, fruto da dor da falta de contato ou de excessos de contatos superficiais que ultrapassam gerações. Quando um dos filhos é nitidamente o "predileto" talvez seja ainda mais difícil do que viver prediletos de um irmão ou irmã.

Os pais mais sensíveis tendem a se afastar do convívio familiar, buscando na família do cônjuge o preenchimento do buraco emocional. Alguns não têm sorte, há crianças que só têm um par de avós e passam por isso. Entre tantas tristezas maiores que existem no mundo com as crianças reside essa, pouco debatida. Talvez porque o tempo de sermos avós não seja encarado como um tempo de continuar evoluindo, mas como um tempo que resta, que sobra. Talvez porque os avós sejam pessoas mais velhas que precisam de uma espécie de superproteção ao que sentem e fazem, como se não pudessem mais ser responsabilizados pelo que sentem e fazem.

A sociedade sempre pode melhorar, pais conscientes e responsáveis por suas responsabilidades emocionais podem virar essa chave quando chegar o momento de virarem avós. A responsabilidade afetiva em relação às crianças não termina quando nossos filhos viram adultos. Ela continua por meio dos netos e se por um lado parece menor, ela se torna maior de acordo com a leitura e o aprofundamento da compreensão de cada uma das histórias que vivemos com cada um de nossos filhos. E mais: ela passa pela questão de gênero, já que na nossa sociedade os avós genitores de mães costumam ser mais próximos dos netos e netas filhos de suas filhas. Aí também sobram desculpas para as incapacidades de amar, "a nora não traz as crianças, ela que quis assim..." 

Tem muito caroço nesse angu dos afetos familiares. Haja coração e cérebro para lidar com a neurose humana e seus becos escuros. Fica aberto o debate para quem vive isso com seus filhos ou viveu isso com os próprios avós.


29 comentários:

  1. Escreveu tudo o que meu coração não consegue expressar... Parabéns pelo Texto....

    ResponderExcluir
  2. Me sinto exatamente assim, dói ver seu filho ser notoriamente deixado de lado, ou culpabilizado por tudo, por causa do outro neto!

    ResponderExcluir
  3. Estou vivendo exatamente isso agora com
    Minha filha e é uma dor horrorosa ver isso tentei achar que era da minha cabeça até os próprios familiares comentarem a situação

    ResponderExcluir
  4. É muito triste minha Mae nunca me deu valor é hoje trata minha filha como sempre me tratou doi muito isso.

    ResponderExcluir
  5. É muito triste minha Mae nunca me deu valor é hoje trata minha filha como sempre me tratou doi muito isso.

    ResponderExcluir
  6. Cada pontuação do texto me trouxe uma cena vivida à cabeça. Sou a neta preterida desde bebê, mas isto hoje não me afeta tanto quanto já afetou. Agora, vejo meu filho passando pelo mesmo e tudo o que quero é poupá-lo da dor. Sofro em silêncio, deixo as lágrimas rolarem sempre que possível, mas lembrar da carinha dele ou de sua reação às vivências com a avó (e outros familiares "próximos") é algo que dói muito mais do que posso descrever.

    ResponderExcluir
  7. Incrível isso! Vejo minha mãe que sempre me tratou muito mal, hj tratar meu filho com maior carinho e amor, o que não acontece com a outra neta..filha do meu irmão, curioso, pois deveria até me sentir bem, pois ela trata meu filho bem..mas eu me sinto mal pela minha sobrinha e por essa diferença, já falei com ela várias vezes sobre isso, ela tenta negar ou fica em silêncio..no fundo ela sabe..uma realidade muito infeliz, fui uma criança rejeitada pela minha mãe..e agora vejo ela fazer um comportamento muito semelhante com a neta e muito avesso com o neto...como era na minha infância, eu e meus irmãos..parece repetiçao..predileçao..bizarro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta parecendo um problema dela com as meninas. Deve estar copiando um padrão aprendido. Ela se dava bem com a mãe?

      Excluir
    2. Tbm pensei isso...

      Excluir
  8. Passo isso frequentemente com minha sogra e a família do meu marido acha que ela é uma doçura mas sempre ela apronta uma...minha filha já está percebendo e meu marido sofre demais...mas não tem coragem pra fazer nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passo pela mesma situação.

      Excluir
    2. Passo pela mesma situação.

      Excluir
    3. passo pela mesma situação, tenho 2 filhos uma de 9 anos e um de 3 anos,minha sogra e os tios presenteiam constantemente meu menino de 3 aninhos e deixa de lado minha menina ,ela sofre tanto!! chegou chorando um dia destes,é muita falta de sensibilidade!

      Excluir
    4. Cresci rebelde elo motivo de minha mãe me desprezar tanto, hoje ela faz o meso com meus filhos. os filhos de minhas irmãs são melhores que meus filhos, e sempre ouvi de minha mãe que fulano era melhor que eu em tudo, mas graças a educação de meu avo e de meu pai cresci um homem honesto e trabalhador, mas minha mãe recentemente viuva menospreza a mim e aos meus filho, chego até a chorar por isso, nunca tive avô materno e não tive avó paterno, minha avó materna nunca foi carinhosa com os netos, meu avô paterno morava em um bairro da zona norte em São Paulo e eu morava em outro da zona norte de São Paulo, mas não tinha convívio. Meu pai quando vivo e minha mãe eram avós do presente e não avós presente. Minha filha do meio é revoltada com a minha mãe por isso, meu mais velho ele não se importa, já a mais nova mesmo sendo desprezada gosta da avó, mas ela ve na diretora da escola sua avó.

      Excluir
  9. Essas questões colocadas no texto são muito pertinentes, porque são mais comuns do que imaginamos, mas são veladas e escondidas em meio às relações familiares conflituosas, que mantém interesses pessoais e omissões, tais comportamentos são reproduzidos e causam tantos males não só no âmbito individual, por isso mesmo devem ser discutidas, no intuito de firmarmos relações mais saudáveis na nossa sociedade, sem reproduzir tamanha injustiça.

    ResponderExcluir
  10. Nossa... Não soube o que era essa distinção até passar por ela com meu caçula. Ele tem dois anos, tem um irmão de dez por parte do pai, e eu perdi minha mãe há 8 anos, então ele so tem avó paterna... mas é como se não tivesse. Ele deixa muito claro a predileção pelo neto mais velho, muito claro mesmo, ao ponto de se recusar a ficar ou sair com ele quando meu marido pede à ela...Triste viu?! Moramos no mesmo quintal e meu filho pouco vê a avó... pois ela só vive com a porta fechada, justamente para ele não incomoda-la. Hj de manhã ela estava com a porta aberta e ele foi até ela e pediu um biscoito, ela disse que não tinha, passou um tempo e ele passou por la de novo com o pai e pediu outra vez um biscoito e ela novamente negou, mas como o meu enteado tbm estava aqui em ksa, ele foi lá na avó dele, não demorou nem dez minutos e ele voltou... com um pacote de biscoito na mão... justamente o biscoito q meu filho tinha pedido... Fiquei tão triste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus Amado, se fosse eu já tinha colocado essa mulher no lugar dela, e seu marido não fala nada? Como despreza o próprio neto desse jeito?

      Excluir
    2. Nossa mas deve ser muita amargura mesmo, para chegar ao ponto de negar um biscoito a uma criança, que pecado!

      Excluir
  11. Meo Deosss...parece que vc está contando a minha história... Achei que era somente comigo...Meus sentimentos.. Pq sofro e sei o quanto dói

    ResponderExcluir
  12. Triste realidade!
    Tb convivemos com isso. Para nós pais, quando questionados por nossos filhos... temos que dar desculpas para que não nasça no coração dos nossos filhos o sentimento de desprezo.

    ResponderExcluir
  13. Texto muito muito bom! Faço parte do grupo de nora que sofre ao ver a sogra verbalizar que prefere o filho dá filha... Por questão de afinidade... Como lidar? Falar com ela, ser clara?

    ResponderExcluir
  14. Eu estou passando por isso agora. Perdi meu pai há 5 anos, e logo depois veio minha filha. Recentemente perdi minha mãe. Meu sogro e sogra tem meu enteado de 17 anos como neto mais velho, minha sobrinha de 15 anos e vejo que detestam ela. Curioso é que adoram minha pequena de 5 anos. Mas agora que minha mãe faleceu, estou grávida novamente e eles não gostaram nada da gravidez. Tanto é que meu nunca falaram absolutamente nada a respeito da gravidez, ignoram minha barriga e os assuntos relacionados à gestação.
    Isso dói muito. Muito mesmo, pois sou nova e não tenho mais meus pais como referência de avós para a criança que está por vir. meu sogro é uma pessoa amargurada, mesquinha. Já minha sogra é uma pessoa carinhosa mas já deixou claro, numa conversa no ano passado, que nos dias de hoje é inviável engravidar e "arranjar" mais filhos, pois as coisas não estão fáceis e acaba sobrando pra eles me ajudarem. Então parece que ela se sente traída e sobrecarregada.
    O pior de tudo é que eu e meu esposo trabalhamos muito e precisamos do apoio deles para ficar com as crianças nas férias, ou quando doentes, ou pra receber eles quando chegam da escola.
    Confesso que até ofuscou o brilho desta gravidez, vivo preocupada e com o semblante triste. Era nosso nosso ter duas meninas e estamks alcançando. Acredito que a escolha ainda pertença aos pais, de quantos filhos terão, pós mais que recebam o apoio dos avós.
    Eu trato eles muito bem, compreendo e defendo muitas vezes meu sogro diante da família e dos filhos, pelo fato dele ser tão grosseiro e mesquinho. Entendo que foi a criação que teve mas que é sim uma boa pessoa. E sou muito mais próxima dele e da sogra do que os filhos e a outra cunhada, que nunca aparece na casa deles. Tenho amor e respeito por eles como meus pais. Talvez porisso esteja tão magoada e entristecida com essa situação, mas dói demais saber que sua filha chegará e os únicos avós que terá não se importam com ela.

    ResponderExcluir
  15. Fui rejeitada pela minha avó,quando nasci,simplesmente pelo fato de meus cabelinhos serem louros e dos meus irmãos todos pretinhos, ai. Começou o martírio da minha Mãe" minha avó dizia várias coisas pra tentar justificar os meus cabelos louros, dai foram desavenças.com meu Pai e Mãe, e acabava sobrando pra mim, um dia em uma discussão, meu Pai já cheio de tanto que minha avó falava na cabeça dele, pegou uma brasa de fogo do fogão a lenha e começou a queimar meus cabelos, lembro que minha mãe comigo nos braços tentando apagar o fogo,eu tinha uns 4 pra 5 anos, foi horrível, essa briga durou, sentia na pele meu Pai levava eu e meus irmãos pra vê-la, ela dava oque tinha que dar pros meus irmãos quando chegava minha vez ,eu estudava a mãozinha, e ela dava uma banana pra mim, sabe aquele gesto com o braço, vich fiquei doente vomitando com febre por que ela negava as coisas pra mim nossa sofri muito, e sofro pois tudo oque passei parece que venho me acompanhando cada vez mais forte, em amizades, relacionamentos, convivência com qualquer pessoa nunca deu certo,tive três casamentos,não consigo viver bem com ninguém, vivo trancada pois me sinto diferente de todos, ninguém pode olhar pra mim que tão falando de mim sinto que ninguém gosta de mim sabe , é deprimente .

    ResponderExcluir
  16. Esse texto é muito parecido com o que passo. Minha sogra teve dois filhos homens, o mais novo teve filha primeira, e como minha sogra era doida pra ser mãe de uma menina e não conseguiu, trata com muito amor a neta. Antes dela nascer, imobiliou o quarto dela todo, comprou cama, grarda roupa, roupa, tudo.Antes de eu engravidar do filho mais velho dela, ela dizia pra minha concunhada que eu tibha ciúmes da neta.depois engravidei e tive um menino, que era o que eu queria, e dos meus sogros na minha gravidez, meu bebê so ganhou três mudinhas de roupa, e umas meias. E isso é o de menos, eles não estavam Tao empolgados assim como a chegada da neta. Quando ele nasceu minha sogra me ajudou, mas depois de uns meses fui vendo a diferença que meus sogros tratam meu filho. Tratam minha sobrinha com muito amor, falam dela a todo instante,e detalhe:moramos com meu sogro e sonha. Meu marido desde pequeno é tratado diferente do irmão mais novo. Eu sou tratada diferente da minha concunhada e agora meu filho é tratado diferente também. Trancam a porta do quarto pra dormir, não brincam, não dao atenção. E agora meu cunhado é pai de novo, de outra menina. E adivinhem, já trata ela melhor que meu filho.quando meu marido fala com ele, é sempre a mesma resposta: eu trato igual, eu amo igual, não tem diferença..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é passo pela mesma situação só que no meu caso não é com a sogra e sim com meus pais...meu filho é tratado com indiferença sim mesmo que não aceitem mas a gente é mãe e sabe que sim e muito triste...mas costumo ignorar

      Excluir
  17. Meu Deus...Tantas mazelas acontecendo no mundo e as famílias se autodestruindo...Sou adotada, já tenho quase 40 anos e 4 filhos, os dois mais novos sofrem com tanta indiferença da minha mãe...Hoje ela chegou ao ponto de expulsar o meu mais novo, de apenas 9 anos, pq ela tava vendo o infeliz do meu irmão, um vagabundo até hj sustentado por ela, batendo nele e eu cheguei e disse q se ele encostasse o dedo no meu filho, iria na polícia...Ela ficou louca, colocou toda a culpa no meu filho e expulsou ele de lá...Coitado, não sabia nem o q fizeram.. só chorava...E os irmãos mais velhos, também estão sofrendo...Não consigo parar de chorar, com dó do meu filho por ter ouvido isso...

    ResponderExcluir
  18. Hoje cheguei a chorar por este motivo, pelo desprezo que minha mãe tem pelos meus filhos, minha mãe nunca foi carinhosa comigo, não era santo, mas não fui nenhum tipo de marginal, para minha mãe os outros eram sempre melhores do que eu em tudo e hoje ela faz a mesma coisa com meus filhos, que meus sobrinhos são melhores do que eles, são mais inteligentes, mais educados, meus filhos são educados, são super carinhosos, são bagunceiros como outra criança qualquer, gozam de plena saúde. Nunca tive um avô ou uma avó carinhosa, pois a mãe de meu pai não cheguei a conhecer, mas meu avô sim, mas não tínhamos convívio e não conheci meu avô materno. Graças ao meu avô e ao meu pai, sou um pai amoroso, trato meus filhos com igualdade, minha filha do meio pegou raiva da minha mãe por isso, meu filho mais velho ele é tranquilo, mas não é apegado a ela, mas minha filha mais nova mesmo sendo desprezada gosta da avó. Até hoje sou rebelde por isso, mas sou um homem trabalhador e honesto, como meu pai e meu avô, as poucas vezes que eu o ia visitar ele me dava carinho, pois era o mais novo dos netos, mas nunca desprezou os outros, nunca os tratou com diferença. Os meus parentes entregam convite de alguma festa para minha mãe para me entregar, mas não entrega e está sempre respondendo por mim que não dava para ir ou respondia que não queria ir, principalmente para meus parentes da parte de meu pai, que todos são uns amores, é como se meus filhos não soubessem se comportar na frente dos outros, só que agora são todos adolescentes. Me dói muito no peito tudo isso. Só Deus mesmo para me dar forças para não odiar a minha mãe.

    ResponderExcluir
  19. Passo por isso...esse texto diz tudo...minha sogra é assim ...faz tudo por uma neta e a minha filha com migalhas..meus esposo diz que não devo liga e deixar p lá...masss difícil ...pior que eu e meus filhos somos carinhosos e fazemos de tudo p ela...e na boa velhice quem vai cuidar com amor da sogra sera a nora e a neta desprezada...ela mora nos EUA eu em Curitiba...mesmo sendo anonimo torço p que ela leia e caia em si...masss duvido...

    ResponderExcluir