quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PAZ & AMOR, BICHO

Utopias para 2011


por Cláudia Rodrigues



Se é para refletir e parar de trabalhar no meio da festa religiosa dos comerciantes, então vou logo fazendo meus votos de renovação.








1- Que no próximo ano mais mulheres deixem de cair no conto da maternidade, coisa que não é para todas e nem realiza toda e qualquer mulher. O mundo está cheio de distrações e um bebê para cuidar, amamentar e acalentar não é desejo genuíno de muitas mulheres e não há nenhum problema nisso, é só não ter filhos. Mais do que na hora das gentes pararem de colocar crianças no mundo para terceirizar cuidados, afetos e educação. Está dando literalmente muita M esse monte de crianças abandonadas e já não é mais uma questão de classe econômica faz tempo. Aliás, criança pobre bem amada vira gente mais ética e feliz do que criança rica terceirizada. Mimação em $ e pouca companhia é uma das piores combinações.

2- Também gostaria de parar de ver os aposentados mendigando direitos adquiridos no mundo inteiro. Ninguém merece ter que trabalhar com a energia de 30 aos 60 e ainda por cima ser discriminado porque já não rende tanto desde os 50. Ou seja, do jeito que está a próxima máxima dos governos vai ser exterminação em massa dos que já não “rendem” o suficiente para as demandas do mercado capitalista, cego para os significados da experiência, da profundidade e da memória associativa.

3- Desejo muito, mas muito mesmo, que se juntem as forças do entendimento e ação de que o dinheiro investido em lugares como Dubai e em luxos excessivos é diretamente proporcional ao dinheiro não investido na solução da miséria e da fome na Terra. Façamos as contas, tenhamos vergonha na cara e capacitemo-nos para a ação.

4- Faço votos de que a paz entre na meta da indústria bélica de alguma maneira. Que façam melhor uso da tecnologia em cima do aço e do ferro porque já temos arsenal suficiente para destruir a Terra várias vezes, o que é uma ignorância ainda maior do que largar dejetos na água que bebemos.

5- Espero que o humanismo abra mais frentes em todas as tribos, em todas as labutas e que nenhum ecologista; da biologia ou da engenharia, da física, da mídia ou do direito, da obstetrícia ou do recolhimento de lixo seja chamado de ecochato por defender a vida, o curso dos rios, o equilíbrio entre os animais e todas as formas de vida.

6- Desejo que as máscaras da corrupção e da hipocrisia caiam uma a uma e que assumam seu lugar no mundo, sem serem chamadas de tolas e otárias, as pessoas de boas ações, de transparências e franquezas. Que esse climinha fazer média, dizer a coisa certa, fazer a cara certa com o pano certo no corpo, mesmo quando tudo é mentira e preconceito, caia em desuso, deixe de ser in, fashion e vire out; que desça de cima para baixo, de baixo para cima, invada por todos os lados a prática das boas intenções transformadas em ações de fato.

7- Finalmente desejo, a partir de um balanço pessoal nesse ano, melhorar ainda mais, devagar e sempre, os hábitos preservacionistas sem que isso me cause sensação de sacrifício ou desprazer. Ser tolerante o bastante com os tecnicistas, os consumistas, os deslumbrados pelo cartão crédito, mas sem deixar de entender que entre nós, por maiores que sejam outras afinidades, existe uma chaga intransponível que não permite intimidade. Jamé.Sou roots, bicho-grilo, alternativa, hippie, loser, sei lá em quantos apelidos carinhosos ou pejorativos eu caibo, mas sou da banda B, um tipo de gente que se tirasse na mega-sena - nem jogo – a última coisa que iria fazer seria sair por aí realizando “sonhos de consumo” em algum shopping. Sou velha o suficiente para entender que no quesito consciência ambiental só vou me aprofundar, então não terei nem tempo para ficar discutindo com os divergentes, quero mais é agregar os semelhantes, aumentar a turma e fazer melhor. Pretendo ler ainda mais, meditar mais, trabalhar mais, adquirir sabedoria, afinar mais minha intuição e segui-la sem hesitar porque ela sempre tem razão, desde pequena ela nunca me enganou, foi sempre minha melhor companheira. Já a minha teimosia em desafiá-la trouxe problemas sempre que ocorreu. Mais do que na vida profissional, onde ela é usada por necessidade e naturalmente, quero utilizar melhor a intuição na vida pessoal real e virtual.

PAZ, SAÚDE & AMOR desejo fortemente para todos os buenos amigos que isso desejam como prioridade!


Cláudia

11 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I!

    Desejo tb tdo isso!

    Paz, Amor e Bicho-Grilagem p/ nós!

    Beijos querida! Q sigamos essa intuição sempre, pq ela é um pedaço de Deus/Deusa dentro de nós!

    ResponderExcluir
  2. "Pretendo ler ainda mais, meditar mais, trabalhar mais, adquirir sabedoria, afinar mais minha intuição e segui-la sem hesitar porque ela sempre tem razão, desde pequena ela nunca me enganou, foi sempre minha melhor companheira. Já a minha teimosia em desafiá-la trouxe problemas sempre que ocorreu. "

    Porque será que concordo tanto com isso?
    Porque será que venho neste processo lento de acordar e tirar a poeira dos olhos e me acostumar com a luz?
    Porque será que só encontro pela frente pessoas bicho-grilo? Será que me torno uma?

    Desejo fortemente que eu consiga me transformar em 2011 pois só assim, consigo ajudar o mundo: transformando a mim primeiro!

    ResponderExcluir
  3. Bora aumentar a tchurma da bicho-grilagem. " A gente é bicho-grilo, mas é limpinha", como diz a Ana Paula.

    ResponderExcluir
  4. Claudia, amei!!!! Vc conseguiu escrevinhar'quase'todos os meus sentimentos, quase pq eu tb sou da turma que joga na mega-sena, mas te garanto que meus desejos não estão expostos em um shopping center high tech, assim como vc estão muito mais ligados a informação e a experiências sensoriais e orgânicas. Por isso estou com vc na utopia 2011 de paz e amor, bicho!!!!

    ResponderExcluir
  5. Estela, tenho certeza disso, te conheço desde 1982! A distância separa só nossos corpos. bjs e um 2011 muito bacana para vocês; torcendo que consigamos nos encontrar mais e misturar as crianças.

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Dona Claudia, sua disposição e lucidez me encantam!
    É preciso desejar, falar e viver muito tudo isso.
    Sem utopia não existe mudanças e para mudar é necessário ser digno e saber exigir.
    Beijos, feliz 2011 com toda essa força
    Lau

    ResponderExcluir
  7. Só vi agora esse texto e curti cada palavra. Estou com vc nessa turma aí!
    Feliz 2011 pra todos nós.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que texto, que tapa!

    Viva a bicho-grilagem !

    Feliz 2011 feliz pra vc tb !

    Beijos e saudade sempre,
    Carol

    ResponderExcluir
  9. Claudia: quero te conhecer pessoalmente!

    Este ano, vou tratar de fazer isso acontecer.

    Adorei o texto!

    Desejo muita paz, muito amor e muito aprendizado para você também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. demais como sempre. dona das palavras certas, na hora certa.

    ResponderExcluir
  11. Feliz 2011 pra vc, G e a cria toda. Muita saúde, amor, alegrias, gostosuras, prazeres, delícias e muita, mas muita bicho-grilagem pra todos nós!
    Com carinho,
    Gabriela, Angel & Inaê

    ResponderExcluir