quarta-feira, 23 de maio de 2012

Pelas Evidências Amorosas


 Cláudia Rodrigues

Identificada com minha trupe, a de mulheres que consideram maternidade um vasto tema a ser explorado sob horizontes amorosos e sensíveis, inteligentes e baseados também em evidências e estudos e não somente em repetição cega de padrões familiares e culturais herdados, faço aqui a blogagem coletiva pela “criação com apego”, uma tradução do termo attachment parenting, do Dr, Sears.

Sinceramente não gosto de rótulos e massificações, mas não me furto de, nesse momento da história, tomar uma posição de fortalecer esse grupo, esse rótulo, esse modo de pensar e agir porque é com ele que mais me identifico, tanto ideologicamente quanto na prática.

Não idolatro o Dr Sears, criador do termo, da teoria e da prática de attachment parenting porque não me considero sua seguidora e só tive acesso a seus textos quando minha filha mais nova já estava bem grandinha. Além disso, não concordo com tudo de qualquer autor, nem mesmo com Wilhelm Reich. O melhor da leitura é o poder que nos concede de reflexão. O Dr. Sears, por exemplo, é um arbusto dentro de mim, um saudável e belo hibisco, enquanto o Reich seria um anjico. Para outra pessoa pode ser o contrário. Tenho dificuldades com massificações, padronizações e as blogagens coletivas têm essa característica política, de unificar blocos de pensamento e ação.

Acredito e pratico desde 1991 a educação baseada no afeto, no vínculo e também bastante centrada nas mudanças desses vínculos, nas desconstruções, nos movimentos, nos processos de desenvolvimento, nas fases típicas, nas tendências de comportamento e principalmente nas singularidades, nas atipicidades, nos problemas afetivos, nos desvios para os quais não se encontram, jamais, receitas prontas.

As teorias, para um lado e para outro, não raramente viram montanhas de saberes enclausurados que acabam impedindo as práticas, os movimentos transcendentes, que necessariamente só ocorrem sob a luz da liberdade e da pessoalização.

Eu abraço a causa do amor às crianças sempre, do respeito a elas como cidadãs, como seres pensantes e sentimentais que são e principalmente singulares, justamente por isso não defendo essa ou aquela teoria, nem mesmo as das minhas colegas mais próximas.

Por outro lado refuto com severidade as teorias e práticas repressivas, desrespeitosas, alienantes, alijantes, terceirizantes e comercialescas em relação às crianças. O meu NÃO é muito claro, o meu sim tem muitos senões e visão particularizada.

Não faço conchavo, temo a hipocrisia, sou uma andante solitária, só falo por mim e meu papel na sociedade materna, nas oficinas e palestras, não é arranjar seguidoras, fãs, mas justamente ajudar os interessados a olhar para dentro de seus próprios corpos a fim de retirarem daí a prática e a teoria amorosa possível, de acordo com a história familiar, social, psíquica, educacional, cultural, econômica e política próprias. É o que tento, nem sempre consigo e nunca 100% das vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário