segunda-feira, 5 de maio de 2014

Oficinas 2015 com Cláudia Rodrigues



Estão abertas as inscrições para produtoras das oficinas Gravidez, Parto & Simbiose e Inscrições Corporais para primeiro e segundo semestre de 2015
 

Produção
A produção deve reservar uma ampla sala sem móveis e com cortinas que acolha as pessoas de maneira que possam ficar de pernas e braços abertos. Em locais frios o piso deve ser de madeira ou tatame porque os trabalhos são feitos com pés descalços.

Materiais
Data-show ou similar

Tapetes de borracha

Almofadas 


Lanches simples para o break

Papel pardo (2m de comprimento e 1,5m de largura para CADA participante, somente para IC)

Uma colcha ou lençol de casal para cada três participantes.


A produtora da oficina deve responsabilizar-se pela divulgação, compra de passagem e transporte local, assim como providenciar hospedagem, além do pagamento do cachê pelo valor combinado.



Contato por e-mail: mmbuenaleche@gmail.com
 por cel: 51 9474 9339 ou fixo 51 3371 1362
A primeira oficina -GP&S- aconteceu no Rio de Janeiro em maio de 2009 idealizada e produzida pela roteirista Michele Frantz.
Depois do Rio, nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013 estivemos em várias outras cidades por uma, duas ou três vezes, como Fortaleza, Brasília,
Blumenau, Salvador, São Carlos, Sorocaba
, Florianópolis, Londrina, Belo Horizonte, São Paulo, Recife e Porto Alegre.

O trabalho cresceu, se desenvolveu e nasceu a oficina Inscrições Corporais e fizemos dela uma extensão para a GP&S.

A novidade para 2014 é fazer cada uma delas em modelo aprofundado, utilizando o final de semana inteiro para uma única oficina pela demanda de profissionais interessados especificamente em cada uma. 


Oficina Gestação, Parto & Simbiose
Um mergulho teórico e prático nas singularidades emocionais que travam o corpo feminino impedindo-o de parir, amamentar e viver simbiose e separação.
Com Cláudia Rodrigues*

Público: Profissionais e interessados em humanização do parto e do nascimento. Psicólogos, enfermeiros, médicos, mulheres que tiveram cesarianas desnecessárias ou sofreram violência obstétrica, mulheres e homens interessados no que se passa com o corpo e os processos emocionais X culturais diante da fecundação, gestação, trabalho de parto, momento da expulsão e ressimbiotização via amamentação. 
A oficina é artesanal e costuma ser espontaneamente direcionada para as singularidades do grupo e suas questões.

Programa
Fecundação Quando corpos sadios não se deixam fecundar A separação entre o desejo e a vontade A mãe mal vista – a mulher ressentida  

Gestação 
Os três primeiros meses – a implantação Sentimentos Ambivalentes Danças dos hormônios – os sintomas Simbiose e Rejeição Os três meses do meio – o desenvolvimento O rei na barriga – ou seria uma rainha? Tornar-se mãe – deixar de ser filha Os três meses finais - ansiedade de separação O medo do parto: grande mestre ou vilão  

Trabalho de parto 
O medo de expulsar - fantasias de dilaceração A expulsão vista como tragédia A expulsão sentida como solução Dar a passagem – dar à luz Cortar a simbiose ou continuidade somática? Os seis padrões básicos durante o TP Leitura corporal Tendências de cada caráter Busca de soluções singulares  

Amamentação
 A agressividade da expulsão reparada pela amamentação A agressividade da expulsão e a euforia do parto Transtornos da amamentação após o parto Transtornos da amamentação após a cirurgia Amamentação e simbiose do bebê Amamentação sentida como prisão Amamentação: uma viagem rumo à autonomia do bebê Corpo, Arte e Conclusão 


Oficina Inscrições Corporais
Padrões genéticos e educação, uma reflexão sobre o tema: Como a educação pode reforçar ou atenuar as dores dos padrões genéticos no corpo humanocom Cláudia Rodrigues*

Público
: Educadores, psicólogos, mães, pais, avós, babás e cuidadores da criança de 0 a 6 anos. Os grupos podem ser mistos ou restritos a um determinado público. A oficina é artesanal e costuma ser espontaneamente direcionada para as singularidades do grupo e suas questões.
 
Programa
Introdução teórica e prática sobre compreensão de singularidades via padronizações na vida adulta por uma tendimento inadequado ou excessivo nos primeiros 6 anos.
Tipo A Padrão regido na barriga e nos três primeiros meses Características físicas Características comportamentais. Desvios de comportamento mais comuns. Reforços positivos e o incrível poder de criação desse caráter Dinâmica corporal 

Tipo B Padrão regido nos dois primeiros anos de vida Características físicas Características comportamentais. Desvios de comportamento mais comuns Reforços positivos e a excelência de comunicação desse caráter. Dinâmica corporal.
Tipo C Padrão regido por remissão à fase anterior Características físicas Características comportamentais. Desvios de comportamento mais comuns. Reforços positivos e a capacidade de liderança desse caráter. Dinâmica corporal.

Tipo D Padrão regido por volta de 2 a 4 anos de idade Características físicas Características comportamentais. Desvios de comportamento mais comuns. Reforços positivos e a incrível resistência desse caráter. Dinâmica corporal.

Tipo E Padrão regido por remissão à fase anterior Características físicas Características comportamentais.Desvios de comportamento mais comuns. Reforços positivos e o poder de organização desse caráter. Dinâmica corporal.

Tipo F Padrão regido entre 5 e 7 anos Características físicas Características comportamentais.Desvios de comportamento mais comuns. Reforços positivos e a louvável persistência desse caráter Dinâmica corporal 

O lado A e o lado B de cada caráter Como o atendimento às necessidades da criança previne a neurose. Como projetamos nossas dores repetindo comportamentos com nossos filhos Nossas dores e prazeres Identificando porcentagens de cada fase em nossos corpos. Dinâmica para identificação em nossos corpos. A dor libertária de saber quem somos, quem estamos nesse momento. 

A continuidade somática e o livre arbítrio

 Corpo, arte e conclusão

*Cláudia Rodrigues é jornalista desde 1986 e terapeuta reichiana desde 1998. Autora de "O Lado Esquerdo da Asa da Borboleta Amarela”, Ed. Céu e Terra, 1997 e de “Bebês de Mamães Mais que Perfeitas”, Ed. Centauro, 2008. Seu trabalho foca o universo psíquico nas várias fases de desenvolvimento do ser humano. A oficina Gravidez, Parto e Simbiose é centrada nas experiências psíquicas da fase reprodutiva, seus transtornos e as possíveis soluções para uma gestação, um parto e uma amamentação boas o bastante para vida emocional da dupla mãe/bebê.
A oficina Inscrições Corporais é focada na prevenção de neuroses por meio da compreensão das fases do desenvolvimento humano de 0 a 6 anos, os transtornos mais comuns em cada etapa, o reconhecimento das inscrições corporais no adulto e a prevenção dessas dores a fim de atenuar as projeções em nossas crianças.


Não copie, não imite, beba na fonte e inspire-se com propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário