sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dia dos namorados, um não-presente de valor para a vida toda

Cláudia Rodrigues




A moça estava triste, não porque se aproximava o dia 12 de junho, mas porque o namoro de 3 anos havia terminado fazia pouco mais de um mês e faltando três dias para o Dia dos Namorados, ela era remetida a cada esquina, a cada comercial de TV, a cada outdoor, às cenas que ela havia vivido ou que não havia vivido e gostaria de viver com seu ex.
Na tarde do dia 10 de junho, recebe o telefonema do moço convidando-a para jantar. Ela sai para a rua, nem pensa em enfeites para ela, compra para ele o sonho de consumo do moço, um relógio de bolso à moda antiga. Saem, conversam, ficam, mas ao final da noite o sujeito se despede e diz que ainda não estava certo de que o ideal seria voltar, que precisava de mais um tempo.
E voltam, em 15 de junho. Algum tempo depois ela fica sabendo que o sujeito juntou-se aos amigos no dia 12 para rir, dizendo que havia garantido a namorada, mas se livrado do presente. Ele riu, confirmou a atitude e abraçando-a pela cintura exclamou alcoolicamente que o importante não era o presente, mas o amor.
Friamente, na manhã seguinte, ela retira do armário o presente que havia comprado para ele na tarde do dia 10 de junho...No meio da confusão esquecera entre suas roupas, afinal nunca esteve ligada ao presente em si, nem o que não ganhara, nem no que havia comprado.

Com o embrulho ainda perfeito bem apertado em suas mãos, ela tem a sorte de pegar um táxi rapidamente, fala o endereço para o motorista, nem consegue se recostar no banco do carro. Paga o trajeto na esquina da Borges de Medeiros com a Riachuelo, sobe a ladeira em passos rápidos, entra no prédio controlando todos os seus músculos para não desistir do amor que basta-se a si próprio. Cumprimenta o porteiro, seu velho conhecido, vai até a porta do apartamento do rapaz e deposita o presente com um bilhete.
"Esse é o teu presente do Dia dos Namorados, o presente mais caro, mais bonito e mais significativo para ti, pelo valor da tua vaidade e do teu egoísmo. Para mim é também o mais caro, mais bonito e mais significativo pelo valor dos meus sentimentos. Cada miligrama de ouro desse relógio representa todos os presentes que vou ganhar de todos os amores que terei na minha vida. Nunca mais me dirija a palavra."

Um comentário: