domingo, 14 de novembro de 2010

Prevenção e combate à pedofilia

Cláudia Rodrigues

Acaba de ser deletado da loja virtual da Amazon o livro digital “The Pedophiles to Love and Pleasure; a Childlover´s Code of Conduct”. O guia para pedófilos, da autoria de Philip R. Greaves II, estava sendo comercializado online. Disponível desde 28 de outubro estava entre os 100 mais vendidos. A Amazon chegou a defender a venda com base no direito individual à escolha apelando que seria censura, mas cedeu à pressão de milhares de usuários que ameaçaram boicote à loja. www.espaçovital.com.br

Combater é preciso, prevenir é fundamental. O veneno da pedofilia não está no ar, é contraído nos lares, nos vícios das relações familiares que diminuem os direitos da criança. Bater nos filhos, insultar e humilhar as crianças, ao contrário do que se defende e temos feito ao longo do processo civilizatório, no Oriente e no Ocidente excetuando-se alguns comportamentos familiares tribais e pontuais, abre uma chaga de carência que facilita o acesso dos pedófilos às crianças.

Engana-se quem acha que ao elevar o ego dos filhos por meio da violência, vai ajudar a fortalecer a dignidade, a determinação e a unidade da personalidade. Piora muito quando culpa se transforma em mimos, dinheiro e regalias do consumo. A criança instigada a ter um comportamento violento e invasivo é aquela que é submetida a isso por meio da educação. A criança imita o adulto, aprende a imitá-lo desde tenra idade e tenderá a passar adiante aquilo que aprendeu. Praticar a chantagem como um valor nas relações pode ser evitado, mas retirar a violência doméstica de circulação é essencial para a prevenção à pedofilia.

Ensinar dignidade é tratar com dignidade. Todo ser humano busca por princípio básico de sobrevivência o prazer e o reconhecimento por ser quem é. Se a criança aprende que prazer e reconhecimento têm alguma ligação com a violência, o desrespeito e a humilhação, passa a ser natural para ela sentir-se atraída por um adulto afável. Inicialmente ela acredita que esse adulto, sedutor e bonzinho, vai redimi-la e então ela poderá vingar-se, ser má com ele, por isso começa a ceder aos prazeres sexuais. A sexualidade é um impulso agressivo em nós. A criança, por meio desse impulso, permite o acesso do adulto abusador, que nem sempre é agressivo e pode passar anos abusando sem matar ou machucar, apenas submetendo. Ao permitir o acesso ela está, de certa maneira, vingando-se dos pais. É claro que fica presa à submissão, ainda maior, da qual fugia inicialmente.

A criança que desde tenra idade vive seu corpo como unidade, íntimo, que não sente carícias sexualizadas, não apanha, não é insultada e conta com a companhia e o afeto genuíno dos pais, não será pega por um abusador, ela não terá links com ele, o rejeitará como uma comida ruim porque já desfruta de relações melhores.

Infelizmente os abusadores não são os únicos pedófilos com quem devemos nos preocupar, existem os pedófilos assassinos, aqueles que buscam prazer e morte imediata de suas vítimas, mas são mais raros e também impossíveis de serem detidos pela alma de qualquer criança.

Em tempo: no combate à pedofília e na prevenção de neuroses não pode haver lugar para a homofobia. Seria um erro crasso esse tipo de confusão. Pedófilos não são heterossexuais, bissexuais ou homossexuais. Pedófilos são doentes sexuais, pessoas incapazes de encarar a sexualidade adulta com prazer.

2 comentários:

  1. Cláudia, estou abismada!

    Um pedófilo publica um manual sobre pedofilia e alguém ainda acha normal vender isso? Como assim???

    Minha nossa, a que ponto nós chegamos?!

    Um livro desses deveria ser proibido e banido no mundo inteiro. E isso não é censura não, é caso de polícia!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, quando a liberdade está no mercado financeiro a ética escorre pelo ralo.

    Infelizmente a retirada do livro do mercado legal não vai impedir que ele seja comercializado com mil e uma sensações no mercado negro.

    E tudo pode ser facilmente contido, já que as polícias conseguem chegar ao autor, editoras, gráficas etc. Falta vontadética e menos fissura por $.

    É tudo marketing, tudo pelo Deus $, não importam os fins, se os meios tudo podem.

    ResponderExcluir