terça-feira, 11 de março de 2014

Não pense, você não existe

Cláudia Rodrigues 

Você só precisa ser crente, um consumidor crente, incapaz, sujeito temeroso de muitas doenças que o espreitam, caso não tope entregar seu corpo ainda vivo para ser cobaia da ciência; da indústria química, sujeito a morrer de fome se não preferir consumir alimentos com muito veneno, sódio, açúcar, estabilizantes, corantes, acidulantes. Você não sabe se cuidar, você não sabe comer, você não sabe nem amar ou fazer sexo, o tamanho do seu nariz é errado, conserte-o; a sua idade é errada, disfarce-a; a cor dos seus cabelos é errada, pinte-os. Você não sabe o que fazer com seu dinheiro se ele é pouco e nem se ele é muito.

Você, ser humano, não entende nada sobre nada, nem mesmo de água você entende e não precisa porque isso já está pensado e feito, já vem pronto, é só comprar, tudo está à venda. Você é incapaz de reconhecer o líquido inodoro, sem sabor e transparente, você confia mais no líquido sabor plástico com adição de minerais e flúor, inclusive paga por ele porque assim se sente mais saudável, mais limpinho. Você paga para o mercado pensar você em seus aspectos humanos biológicos e culturais.

Você, ser humano, ri ao lembrar do seu bisavô que guardava dinheiro no colchão, mas não faz ideia de onde anda o seu dinheiro no mercado financeiro. Provavelmente sustentando a sua água "reaguada com remédios", a sua comida pulverizada com aquilo que você aprendeu a entender como defensivo agrícola, veneno para matar insetos, agrotóxicos. Você detesta insetos, você não quer insetos nos seus alimentos, você tem nojo de encontrar uma larva na folha da alface, um caruncho no seu arroz. Você é o inseto que sobrou, mas o veneno ainda é pouco.


Ser crente faz de você mais seguro para se deixar manipular. Se nasce mulher, logo se sente no azar, tomarás hormônios produzidos pela ciência assim que tiver a primeira dor de barriga da ovulação. Isso é ótimo, o que importa o processo de ovulação se a ciência tem o poder de impedir que ela ocorra? Você precisa de evidências para duvidar dos benefícios da pílula anticoncepcional, adora dados sobre fatores entre riscos e benefícios e sempre opta pelos riscos da ciência.

Há vínculos claros entre o investimento da indústria bélica e a indústria química na saúde e na alimentação, mas que importa a você isso, ser humano, que universo de pensamentos e reflexões subjetivas importam diante de tanta tecnologia, de tantas doenças que já foram curadas pela ciência?

Vacinas te protegem, vacinas não são para epidemias, epidemias são como o amor de Cazuza, a gente inventa para você, ser humano, porque a você só importa ser crente. Tudo o que é seu não importa, se você não é mais capaz de atestar se uma água é boa pelo seu próprio paladar, vai acreditar que é capaz de qualquer outra coisa um pouco mais complexa a respeito do seu ser?



Você é um coitadinho de um ser humano, cada vez mais minguado, mais incapaz de dar conta da luta pela sobrevivência. Você despreza o termo sobrevivência, acredita em qualidade de vida, mesmo que seja entubada. Ao longo dos seus dias pela Terra já mitificou senhores feudais, reis, governos de todos os tipos, hoje segue o mercado, luta pelo bem do mercado com unhas dentes. Tão instigante ser espionado, que coisa incrível você acha ler no jornal que há um simpósio para empresas aproveitarem melhor o poder das tecnologias para espionar você e assim venderem melhor seus serviços.

Você é ultramoderno, um crente científico, você não quer retrocesso, a natureza está aí para ser dominada, você não é natural, você não é bicho, você detesta esses vínculos ultrapassados entre você e os outros mamíferos. Você tem nojo de tudo que remete você ao seu animal ancestral, você aposta no domínio sobre seu corpo, crê em tudo que falam dele, em tudo que estudam dele, mas não vive seu corpo, duvida de cada milímetro de inteligência que vem dele porque você, ser humano, tem certeza que é a mente que diz seu corpo. Você é um cabeção arrastando um corpanzil falido em experiências emocionais.



A expectativa de vida é algo que também te fascina. Pensar que ela aumentou e que você hoje pode ter um tempo de vida dobrado em relação aos seus primos genéticos, é de uma excitação tremenda para você. Em algum lugar, no fundo do seu ser, crê que a vida eterna chegará aos seres humanos, aqui mesmo na Terra. É recomendável ser triunfalista, não deve parar para pensar em linhas transversais, desvios para mortalidades que o peguem desprevenido. Se pensar, naquele minutinho que escapou, você se auto-consolará com a possibilidade de vacinas, exames e mais remédios. Em caso de acidente você pode pensar na indústria, nas novas tecnologias, você pode imaginar que o airbag que salta sobre você no segundo de um choque, pode virar algo ainda mais sensacional e seguro. Os aviões também, quem sabe, ainda poderão contar com ejeção para cada passageiro, cada um imerso em um grande airbag!

Não, você não tem um corpo individual seu, um laboratório de pesquisa, avaliação e reflexão próprias, assim você obviamente está longe de ter um corpo social e político saudável, então você, ser humano, não pára para pensar na violência urbana e rural, assaltos, sequestros, assassinatos inexplicáveis, miséria, fome, abandono, o que sobrou dos índios, suas questões com o agrobusiness. Você nem menciona os herdeiros da escravidão e se por acaso alguém mencionar você já tem a palavra "democracia" para esse uso e poderá afirmar convicto que tudo é questão de esforço próprio, afinal você não tem culpa que seus ancestrais foram mais violentos do que os deles.

Você não pensa nisso, não pensa neles, eles não estão em você, não se pertencem, providências separatistas estão aí para isso. Você não raciocina sobre as raízes da terra, as sementes dormentes, o ar, a contaminação dos rios, do mar. Esse não é seu medo, pensar sobre isso, promover ações em prol disso fatalmente iria adiar seu sonho de airbags gigantes.

Você não pensa porque você não sente, você não age porque você não pensa. Você não chegou ao estágio da vitimização, mas isso não serve de consolo porque é preocupante seu estado de ameba multiplicando-se no intestino do mercado.





3 comentários:

  1. Direto ao ponto, ácido e corrosivo. Amei! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bem vindos a sociedade americanizada! Finalmente globalizamos! Agora somos um! Podemos repartir nossa esterilidade de sentimentos e nossa miseria emocional! Atendemos ao mesmo proposito,temos a mesma bandeira,dividimos a mesma causa. Belo texto, precisavamos de um!

    ResponderExcluir
  3. U-A-U! Um texto para ser lido e relido sempre! E como é difícil sairmos de amebas e passarmos a joaninhas e caracois, para daí, humanos. Beijos!

    ResponderExcluir