sábado, 28 de janeiro de 2017

Regras de beleza e saúde para 50 ou mais

Cláudia Rodrigues



Se você completou 50 anos ou está se aproximando de meio século de vida, é provável que já precise usar óculos para ver de perto, então essa é nossa primeira dica.

Use óculos apenas para ler, evite o uso diante do espelho ou para espiar sua pele. Resista à tentação de achar uma manchinha nova, uma ruga a mais.
Sem óculos para perto suas sobrancelhas estarão sempre perfeitas, assim como suas unhas e a cútis.
Pequenas imperfeições não podem ser vistas por você, que é quem interessa.  Então, logo pela manhã escove bem seus dentes e dê um largo sorriso, eles estarão limpos e perfeitamente sem manchas.

Depois de tantos anos é óbvio que você já aprendeu a sentir o contorno de sua boca para passar um batom, então brinque de surpreender suas filhas, netas e afilhadas mostrando como é passar um batom sem olhar no espelho. Se você nunca foi adepta do batom, não precisa entrar nessa agora, ninguém é obrigada.

Nunca chame seus cabelos prateados de brancos, essa cor racista, demodé e sem brilho que definitivamente não denomina a coloração adquirida pelos seus novos cabelos. Não arrisque maquiagens e cabelos muito elaboradas, mesmo sob a lente de seus óculos para perto, isso pode ser bastante cansativo para seus braços e aumentaria a exposição, de óculos, ao espelho, o que é absolutamente não recomendável. O triceps acaba, não importa quantas horas de academia você faça. A menos que você seja uma atleta e ame malhar, a vida está aí para ser vivida com triceps ou sem triceps.

Se para você a maquiagem é um item indispensável, lembre-se que o efeito esfumado nunca caiu de moda, está tão presente hoje quanto no passado, em cenas inesquecíveis do cinema, como no rosto de Jackeline Bisset no filme O Magnata Grego, de 1978. Delineadores e batons líquidos deixe para suas filhas e netas, você não tem tempo a perder com nano detalhes; dê um tapa no visual no melhor estilo foto fora de foco e siga em frente. Na dúvida, ganhe a porta da rua e evite o espelho mais próximo.

Aproveite que ainda pode andar de bicicleta, nadar, pegar uma onda, caminhar e até dar uma corridinha e vá se divertir com o corpo no tempo que resta. Não é muito, acredite, então não sobra tanto para a sofrência a favor da aparência. Ela já não está grande coisa mesmo, a redução de danos é mais crença e genética do que fato comprovado. Tudo tende a piorar e a cada ano que você não tiver ou superar uma bursite, é um tremendo lucro.

Acredite, com um salto 15 aos 30 anos, é possível driblar as pernas, a expressão de dor e sorrir; aos 50 você se sentirá vítima de tortura e já não conseguirá pisar firme, muito menos evitar a cara de dor. Tente descer dos saltos mais altos e perceba como se sente. O seu tamanho é um bom tamanho, não há mais como crescer, perca essa ilusão ao mesmo tempo em que estica os músculos da parte posterior das pernas, os responsáveis pelo autoconhecimento. Bancando a mulher fatal aos 50 o máximo que pode acontecer é você arranjar um picareta para secar sua conta bancária. Nenhuma mulher madura que se sustenta e pode viajar pelo mundo solita depois de tanta luta, merece ser vítima do vale-tudo por amor. Se você não encontrou um par para sua alma e ainda deseja um, invista na alma, não na aparência; o par vai aparecer.

Beba água porque beber água é importante, mas não precisa andar com uma garrafinha de "hidratação" o dia inteiro feito as balzaquianas desesperadas para não parecerem que já estão com quase 40. Você já passou dessas fases, querida amiga e evitar água demais vai poupá-la de levantar três vezes à noite para ir ao banheiro descarregar o excesso de "hidratação" do dia.

Os sites de beleza costumam avisá-la que seus hormônios estão em queda livre e por isso você sentirá calorões, ressecamento vaginal, mau humor, sangramentos intensos e deve tomar hormônios sintéticos e mil e um remédios milagrosos. Elixir da juventude ainda hoje só existe em conto de fadas.
A boa notícia é que os calorões surgem sob o mais potente dos splits, mas acabam com sete ou oito abanadas de leque porque são localizados, especialmente no rosto. O leque é o melhor amigo da mulher de 50 anos ou mais. Distribua leques pela casa e no seu local de trabalho, carregue um na bolsa e voilá, tome posse do seu refrescamento no rosto que em 2 minutos tudo volta ao normal como num passe de mágica. Sem leque volta também nos mesmos 2 minutos, mas a sensação é mais intensa.



Para o ressecamento vaginal você pode tentar assistir alguma série como Outlander, por exemplo, antes de buscar atividade sexual. Mas se  você nunca fez a linha romântica e sexo para você sempre foi na veia, tente filmes pornográficos femininos como o Lust Cinema ou Dane Jones. Caso os sintomas persistam, o que é mais comum nas mulheres que sempre tiveram problemas para "molhar", você já deve ter lançado mão dos mil e um óleos existentes para o fim. Sem dramas.

Aceite se você não fizer o estilo Suzana Vieira Papa Todos os Mocinhos. Acontece, como tudo na vida, do sexo não ser mais o seu programa favorito. A fase aquela em que dez dias sem sexo te deixava com vontade de subir no primeiro poste no meio da rua já foi. Tudo tem seu lado bom. Agora quando você sai com as amigas e amigos não é mais para caçar mocinhos, mas para rir à toa porque a vida é breve.



Os sangramentos intensos podem apavorar, é mesmo bem mais do que menstruações intensas dos 30 anos, mas comendo bem e descansando durante o tempo em que eles resolvem te sacrificar, eles somem, assim como vêm, vão e dão lugar a parada geral. É a despedida, despeça-se, fique louca com eles, calcule o quanto gasta de absorventes noturnos, use e abuse do Netflix que o tempo do recesso vem para ficar e você nunca mais terá que lidar com uma gota só do sagrado sangue. É pauleira, mas passa, do mesmo jeito que passaram os seios cheios de leite e as noites mal dormidas pelos nenéns. Não esqueça de doar os absorventes que você comprou baseada nos cálculos anteriores.

O mau humor pode ser a melhor das desculpas para você finalmente enfrentar aquela ida adiada desde os 30 a uma boa terapeuta, afinal você não tem mais tantos anos para ficar de mal com essa vida, antes que ela se vá. Comece falando disso mesmo, assim de cara, no primeiro dia e em seis meses é possível que você já esteja melhor. Mau humor constante é um problema de geografia interior quase fácil de resolver e não se deve confundir com depressão, problema mais grave.

Finalmente reflita que seus problemas aos 13 anos eram enormes aos 13 anos e te pareceram bizarros aos 25, os de 25 foram solucionados aos 30, teve a fase, para quem procriou, dos filhos, dos partos, da amamentação ou da resolução disso tudo para quem não embarcou nessa. Quando foi que alguma fase de sua vida foi fácil? E quanto custou ao longo delas o drama contra cada uma?

A diferença é que agora você já passou da metade da sua vida, na melhor das hipóteses, assim está mais do que na hora de dar o máximo de si para buscar contentamentos reais, internos, seus com você mesma com o corpo que tem nas condições que têm.

Os sites de beleza recomendam que você use roupas que convém ao seu (sic) corpo, vestidinhos mais compridos, meia manga, bermudas, mas isso é conselho das adoradoras de espelhos. Resista bravamente, ninguém é obrigada a andar de meia manga e vestido longo num calor de 40ºC para ir ao parque andar de bicicleta só para esconder estrias, celulites, varizes, idade, você!



Com cinquenta anos e além você pode usar short, mini-saia, blusas de alcinha, ser chinelona, descabelada, exibir suas tatuagens no corpo enrugado, ser o que você quiser. Velhas têm licença poética para comportamentos livres como nunca antes.

Você também pode continuar a seguir os padrões referentes à idade e as recomendações conservadoras como sempre fez, investindo horas e horas nos salões e spas de rejuvelhecimento para ser um cadáver mais bonitinho em futuro próximo, do mesmo jeito que fez a vida inteira tentando adequar o tamanho dos seus seios, a crespura ou lisura do seu cabelo a fim de parecer a moça padrão da sua época. It´s up to you.






Nenhum comentário:

Postar um comentário